domingo, 2 de março de 2008

Viagem ao Huambo

Este é o relato da viagem à que é até agora a minha cidade de eleição neste país. Apesar de ter sido uma cidade varias vezes ocupada pela guerra e bastante devastada está num bom ritmo de recuperação e será novamente um polo de desenvolvimento deste país. Esta está situada no planalto central, circundada de imensa agricultura, tem um clima muito semelhante ao primaveril português com dias amenos e algumas noites com temperaturas a circundar os 15 graus. Polo de desenvolvimento da época colonial foi proposto por Marques de Pombal para capital de Angola tendo sido baptisada de NOVA LISBOA. Era um polo economico, social e capital. Apenas a sua distancia de 200/300 Kms ao mar fizeram com que Luanda se mantivesse como capital.
É uma cidade bonita, com planificação ortogonal em que não foram esquecidos parques, jardins, largas e iluminadas avenidas e passeios com calçada portuguesa. O povo é simpatico e humilde, tendo sido dos unicos dias em que não me foi dirigido um unico insulto e em que não senti insegurança tendo andado pelas ruas calmamente e com maquina fotografica ao ombro como se noutro local do mundo em encontrasse. As casas não têm muros altos e até se conduz de modo civilizado!


Resumindo a viagem, o dia de regresso foi muito doloroso. Mas como passei a ter as obras desta cidade a meu cargo posso lá voltar ocasionalmente, esperemos que algum dia possa lá estar a tempo inteiro.

Sem comentários: